Buscar
  • Aplica Gestão e Qualidade

O Nosso Papel Pela Produtividade

Não é de hoje que vemos na imprensa as noticiais referente a queda de produtividade do Brasil. Segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), no período de 2002 a 2012 a produtividade no Brasil cresceu apenas 0,6%, quase 11 vezes menos que a Coréia do Sul e 7 vezes menos que os Estados Unidos, no mesmo período. Do ponto de vista externo, podemos dizer, que a baixa produtividade do país, se deve a deficiências de educação, tecnologia e inovação, excesso de burocracia e infraestrutura precária. Porém, o que podemos melhorar internamente na empresa?

Nós só conseguimos melhorar aquilo que é medido. A produtividade é um indicador que consiste, em quanto se produz em relação aos recursos disponíveis. É claro que uma empresa produtiva, é aquela que produz mais, com menos recursos.

A partir da medição da produtividade, precisamos observar deslocamentos desnecessários de colaboradores, suprimentos, máquinas e/ou equipamentos. Dificuldade no escoamento da produção. Transporte de insumos. Falta de eficácia na execução de projetos.

É comum acontecer, que a primeira ação das empresas quando querem produzir mais é contratar mais pessoas, ou máquinas. Mas será este um caminho necessário? Algumas ferramentas que podemos fazer uso para melhorar a produtividade na empresa:

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo