Buscar
  • Aplica Gestão e Qualidade

Aprendendo a Fazer uma Análise Financeira Antes de Abrir uma Empresa

Iniciar um negócio com pouca ou nenhuma verba pode ser realmente desafiador. Para tal, é de extrema relevância que se aprenda a fazer uma análise financeira, uma boa maneira de conhecer e entender suas necessidades de vendas e despesas, tornando seu negócio seguro. Em muitos casos, é necessário obter crédito primeiro, para depois iniciar um negócio.

Abaixo, você entende melhor como fazer uma análise financeira. A análise financeira monitora sua empresa através dos resultados e auxilia no planejamento de novas ações e seus respectivos resultados. Essa ação estratégica deve ser constante na vida do empresário, a fim de visar crescimento, equilíbrio econômico e financeiro e bons indicadores econômicos.

É interessante que se estude a viabilidade do negócio através de uma análise de estabilidade e capacidade de geração de lucro, tendo sempre dados periódicos de faturamento, conhecendo os custos fixos e variáveis que farão parte de sua rotina e a margem de contribuição de sua atividade. Além disso, é importante elaborar um fluxo de caixa e determinar o preço de vendas dos produtos e serviços levando em conta fatores como a lucratividade, competitividade e posicionamento de mercado.

Ainda há a análise de crescimento, que é relativa ao patrimônio da empresa, feita quando o seu negócio já existe há algum tempo. Nisso se inclui o aumento de estrutura e faturamento. Os indicadores econômicos são excelentes medidas para mensurar o desenvolvimento das finanças de sua empresa. Expressos através de índices, eles demonstram parâmetros da saúde da empresa, permitindo comparativos sobre o desempenho da mesma em períodos diferentes, facilitando no momento de avaliar o resultado obtido atualmente com relação a resultados anteriores.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Contato: (51) 98231.5555