• Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Contato: (51) 98231.5555 
Buscar
  • Aplica Gestão e Qualidade

Inteligência de rede e ecossistemas de inovação

Não tem mais volta – para inovar é preciso colaborar! Atuar em rede, significa descentralizar as operações, gerando interdependência entre os stakeholders. Não é preciso ser uma startup para entender que a colaboração é um caminho promissor. Um ecossistema, é caracterizado por atores que buscam um mesmo objetivo. Um ecossistema de inovação é composto por atores que traçam estratégias colaborativas para facilitar e atingir resultados de inovação. Hoje, sem um processo colaborativo, dificilmente uma inovação será desenvolvida em uma organização.


Os ecossistemas podem reunir o setor público, setor privado, universidades, statups, etc. A proposta consiste em cada player colaborar com o conhecimento em que é especialista, agregando em recursos e capital humano. Ecossistemas aproximam a inovação, facilitam o desenvolvimento e proporcionam expansão (de conhecimento e de mercado).

Empresas tradicionais com sistemas muito engessados, tem maior dificuldade de se adaptar as mudanças, e tendem a esperar o amadurecimento das tecnologias, para incorporá-las. Os métodos ágeis estão aí para apoiar e acelerar os processos inovativos. Foco no cliente e mudanças rápidas. A empresa que atua em rede, possui um tempo de resposta menor para os as mudanças de cenário, pois juntas possuem melhores recursos. Para as pequenas empresas, a estrutura de rede pode proporcionar ainda mais benefícios, uma vez que permite acesso a tecnologia de parceiros. Que, sozinha, não seria possível alcançar os mesmos recursos.


A competição, se transforma em coopetição, conceito que sinaliza a aproximação de atores que competem entre si, mas que resolvem atuar juntos em projetos de interesse comum. Colaborar! Aplicar estratégias específicas para alavancagem de parcerias, facilitando a formação de alianças estratégicas.


Gerar um ambiente de atuação rede, gerar networking, trabalhar em ecossistemas amplia as possibilidades de resultados positivos e é um incentivo a inovação e a cultura empreendedora. E mais: os ecossistemas podem influenciar novos empreendedores, fazendo com que mais pessoas empreendam por oportunidade, e pela experiência alheia e não por necessidade.

2 visualizações