Buscar
  • Aplica Gestão e Qualidade

O pit stop mais rápido da história – o que a F1 pode nos ensinar?

Recentemente a equipe de Fórmula 1 da RBR quebrou seu próprio recorde de execução de pitstop mais rápido da história, executando-o em 1.88 segundos, enquanto a média das demais equipe giram em torno de 1.99 – 2.54 segundos. Cada centésimo de segundo conta nesta parada no box durante a corrida, esta pequena diferença de tempo entre equipes, interferem diretamente no resultado final da prova. Há 50 anos atrás este tempo era superior a 60 segundos. Nos anos 90, os pit stops haviam encolhido para 7 segundos. Esses dados, demonstram que a longo prazo, seguindo alguns critérios de melhoria contínua, é possível incrementar a performance.


1) Planejamento é fundamental: anteriormente à corrida, toda a equipe planeja e está ciente de todos os momentos em que o carro deve parar para a troca de pneus ou abastecimento.


2) Tudo tem seu lugar definido: O carro entra e para em uma posição precisamente marcada. Isso garante que ele seja levantado sem perder tempo ajustando as posições. Da mesma forma, todas as ferramentas estão dispostas com acesso bem facilitado.


3) Siga um procedimento padronizado: Procedimentos existem para todos os cenários comuns; mudança de roda, substituição de bico do carro, perfurações, limpeza das entradas de ar e ajuste dos aerofólios.


4) Pratique, pratique, pratique: Capacitar a equipe nos procedimentos, e desenvolver habilidades específicas é fundamental.


5) Nunca pare de buscar a melhoria: O período de tempo para as paradas na F1 mudou drasticamente ao longo dos anos. A RBR pode não ter o melhor carro do grid da Fórmula 1, porém tem feito história como melhoria de performance.


Estes fatores, são perfeitamente aplicáveis às empresas, pois só demonstram que uma boa gestão, procedimentos claros e equipe devidamente capacitada g

eram resultados. Inclua estas sugestões na gestão do seu negócio, e melhore ainda mais seus próprios resultados.




0 visualização
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Contato: (51) 98231.5555